A alegria da amizade em Cristo



Dom Altieri
Foto: Natalino Ueda/cancaonova.com
A cada tempo, Deus nos concede uma graça necessária para superar as dificuldades que temos em nossa vida. Todos nós, precisamos levar com fé a cruz que temos, na certeza de que Cristo nos sustentará. Precisamos buscar a vontade de Deus em tudo o que fazemos e termos o Reino dos Céus como nosso objetivo. Estamos celebrando os 50 anos do Concílio Vaticano II, nesse documento, fala-se das alegrias e sofrimentos que todos nós temos, mas que devemos colocar Jesus como centro de nossas vidas, desse modo Ele nos ajudará.

Jesus nos amou por primeiro, como diz São João e é Ele quem se revela a nós. O tempo de Deus é um Kairós, é a eternidade, é o presente que se renova a cada dia e é diferente do nosso, somos convidados a vivê-lo bem, dando a Deus o nosso sim, ou o nosso não, pois somos livres diante dele.

O Senhor, em seu amor, não nos permite ter consciência de todas às vezes que O negamos, pois isso seria para nós motivo de um remorso eterno. Devemos ao exemplo de Maria, dizer sim a Deus em tudo, pois é no Senhor que precisamos colocar a nossa confiança.

O menino que entregou os cinco pães e dois peixes na multiplicação ao Senhor, não sabia que este milagre aconteceria, mas foi dócil à voz do Senhor.

Deus nos concede dons e devemos colocá-los ao Seu serviço. Muitas vezes, somos chamados a negar a nossa vontade e aceitar a de Deus, mas temos buscado viver isso?
"Deus nos concede dons e devemos colocá-los ao Seu serviço."
Foto: Natalino Ueda/cancaonova.com

Temos muitos meios de chegar ao Senhor, o povo hebreu que vivia na Lei, pensava que somente por ela alcançariam a salvação, ou seja, a mesma Lei que foi feita para libertar o povo, o aprisionou. Jesus veio não para abolir a Lei, mas para dar novo sentido a ela. O Senhor nos quer livres e não prisioneiros. Os Cristãos devem viver na alegria de Cristo, mesmo diante das dificuldades.

Alegremos em viver a amizade em Cristo, abracemos a nossa cruz e sigamos firmes na fé que vem dele!
O amor é uma decisão que vem de dentro para fora. Jesus quer que a abertura do nosso coração seja de forma livre, Ele não nos obrigará a nada.

O projeto de vida de Deus para nós é que sejamos adeptos a vida e não a morte. Diante dele, a vida é mais importante do que o lucro. Não basta amar, é preciso demonstrar de forma concreta, principalmente os pobres e os marginalizados que eles são amados.

Se ouvirmos a palavra de Deus e não a colocarmos em prática, vivemos na mentira. Busquemos viver na verdade, dê a Deus a resposta concerta da verdade.


Transcrição e Adaptação: Luana Oliveira

OBS: Esta homilia não será vendida

--------------------------------------------------------------

Dom Antonio Carlos Altieri
Arcebispo de Passo Fundo (RS)


Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário